Não se discute com Emir Sader

No dia 21/10/2010, no blog do Emir Sader (professor universitário com doutorado em ciência política) apareceu um artigo com o título 10 coisas que devemos fazer para garantir a derrota do Serra (e a vitória da Dilma). A nona coisa a ser feita era:

9. Contar a verdade: Serra se aliou ao que de pior tem a sociedade brasileira, dos ruralistas aos setores mais conservadores da igreja Católica e de igrejas evangélicas, passando pelo DEM e pelos banqueiros.

Decidi colocar o meu comentário. Assim o formulei (na pressa...):

Li na Wikipedia sobre você: "Pensador de orientação marxista". Se alguém soltasse uma frase do tipo: "Chavez apoia o que é de pior na sociedade brasileira, de garrimpeiros aos marxistas", você apreciaria isto? Dificil para acreditar que pessoa que tem a vida ligada com a Academia, formando as elites, pode soltar tão grande balela como aquele negócio de "ruralistas e evangélicos".

Eu mesmo sou religiosamente indiferente e socialmente anticlerical - mas mesmo sem engajamento algum em questões religiosas, mesmo sentindo grande desgosto na hora de ouvir o Sr. Malafaia fazendo violenta propaganda do Serra, nunca pensaria avaliar posições políticas de alguém na base de convicções metafísicas dele.

Um terrível tiro no próprio pé.

Enviei o texto e o server dele confirmou o recebimento do comentário:

– mas você não o encontra no dito blog. O sistema (tecnicalidade pura, obviamente) escolhe os comentários bons.

Bem, o conhecimento de quantificadores e os costumes intelectuais do cidadão me pareceram tão interessantes que dei olhada em alguns escritos dele. Diria que parecem consistentes com a idéia de passar por cima das críticas ignorando-as e pretendendo que tudo esteja em santa ordem. Achei um antigo texto do filósofo Olavo Carvalho com uma análise desta escola de pensamento – e evidentemente dr. Emir Sader não muda. É natural, a perfeição não precisa de mudanças.

Com os amigos desta classe, a esquerda brasileira nem precisa de inimigos.