A tabuada

Introdução para mães
Cara mãe, você ensinará facilmente a tabuada à sua criança se não tentar fazer isso no ritmo de uma corrida. Ninguém precisa ser primeiro, ninguém tem de aprendê-la “pra já”. A tarefa esperou até agora, pode esperar mais um pouco. O mais importante é estar feliz (com a tabuada).

Introdução para crianças
Cara criança, a sua mãe estará contente se você explicar a ela como fica a tabuada. Já vou lhe mostrar como se faz isso. Bem, se no jogo de computador você ganhou 485 pontos então acho que os cálculos até 100 não lhe assustam.

Introdução para professores de matemática
Vocês fazem isso do mesmo jeito? Sabia que não precisava dar estas explicações. E em geral, tudo bem?

Introdução para mim mesmo
Uma vez uma criança me disse: “agora nós vamos estudar a tabuada. Temos que memorizá-la até segunda-feira”. Hesitou um momento e com uma voz menos segura terminou: “tio, o que quer dizer «memorizar»?”

Fim de introduções. Mãos à obra.

Estas figuras chamam-se retângulos. Algumas delas você chamaria de quadrados. Como dizer de uma maneira simples e rápida que um retângulo é um quadrado?

figuras

Você está preocupado com a medida? Quer saber das unidades? De fato, leite medimos em litros e dinheiro em reais... Bem, vamos combinar que os retângulos medimos em nhocas.

Nossas figuras não precisam ficar retinhas, podem estar curvadas:

figuras viradas

Mas qual vantagem de curvá-las? Mais fácil é olhar “do modo comum”. E a nossa tarefa e descobrir quantos quadradinhos parecidos com o nosso modelo cabem em quadrados maiores.

quadrados com
medidas

Os números: 1, 4, 9, 16, 25,..., antigamente eram chamados de números quadrados, e depois isso foi encurtado a quadrados. É algo parecido com bife acebolado que no restaurante vira simplesmente acebolado. A gente encurta frases que são muito repetidas.

Não vamos fazer desenhos cada vez maiores, é melhor fazer um com dez quadrados modelos, um do lado do outro na vertical e na horizontal – e todos os outros ficarão dentro do maior.

um dentro do
outro

Você facilmente vai adivinhar como medir um retângulo que é grande demais: pode quebrá-lo em um quadrado e um outro retângulo bem menor – e agora as medidas são mais visíveis. Por exemplo:

medimos retângulos

É isso mesmo, o retângulo com três fileiras horizontais e cinco verticais (a gente chama-as de linhas e colunas) mede 15 nhocas. A gente escreve: “três vezes cinco é igual a quinze”, ou mais curto: 3×5=15. Está claro onde cabe o número 15 na tabuada aqui em baixo?

tabuada para
completar

Se você fizer isso para todos os retângulos que pegam a esquina com número 1, você ganhará a tabuada da sua própria produção.

Há pessoas que pensam que é preciso de decorar aqui 100 resultados. Mas quando começar a brincar com esses retângulos vai descobrir que a maior parte dos resultados aparece sozinha, quase sem a sua ajuda. É fácil adivinhar muitos resultados – como se tivesse uma palavra mágica para evitar muito trabalho. Bem, essa palavra é “pensar”. Garanto que é mais divertido pensar do que decorar.

Para treinar (não é isso que fazem os esportistas quando querem ter bons resultados?) imprima este desenho em preto e branco e preencha-o algumas vezes. Tente descobrir algumas regras que estão escondidas na tabuada – são bem numerosas!


Veja os comentários de leitores da nota original (em polonês :) ).