Enviado ao Diário Catarinense na data indicada. Sem resposta.

 

 

 

Florianópolis, dia 22 de abril 1989
Prezado Senhor Redator
No dia 19 de abril, quinta-feira, os meios de comunicação estavam repletos de homenagens aos índios brasileiros. Foi justamente esse dia que um tal de Norton ou Morton, comentarista da União FM, escolheu para tecer as suas divagações sobre as origens étnicas do Brasil. Por volta das 18:55h ouviu-se na União FM que - segundo Sr.Norton - o Brasil foi povoado por portugueses deportados da sua pátria, por negros covardes (o fato de serem escravizados em suas aldeias servindo como prova de covardia) e índios preguiçosos (esta vez a falta de produtividade qualquer sendo uma prova de preguiça).

É fácil reconhecer a paternidade dessas opiniões: expressaram-nas os nazistas do 3º Reich sobre o país chamado Brasil. É difícil de entender sua reaparição em Santa Catarina em 1989.

Possivelmente a intenção foi humorística mas resultou em escário. As sociedades civilizadas não aceitam zombarias sobre vítimas (como as de genocídios de sociedades africanas ou indígenas brasileiras). Isto não é um postulado de ética abstrata mas uma exigência prática da vida cotidiana delas. Imagine um radialista desses ingressando na Polícia Militar e interpretando os regulamentos conforme a escala de valores dele, espelhada em piadas racistas.

Seja qual for a intenção dos produtores do programa da União FM, é necessário precaver-se contra a reincidência do lamentável acontecimento. Suponho que a ação mais eficiente fosse (repetindo bem-sucedidas ações de negros norte-americanos) organizar uma campanha informando os patrocinadores da União FM do boicote da emissora, acoplada às pressões semelhantes sobre entidades ligadas com a União FM - até o anúncio público de rescisão pela emissora de vínculos profissionais com Sr.Norton. Os exemplos de fora indicam que uma pancada no bolso convence os mais mal-intencionados das virtudes da decência.

Respeitosamente
Andrzej Solecki
Dr.Andrzej Solecki
Depto.de Matemática
UFSC
fone: 339232


Parece que a RBS (dona do Diário e da União FM) não tomou qualquer providência

Algumas semanas mais tarde Sr.Norton foi assassinado, supostamente por três adolescentes, no centro da cidade.

O caso policial nunca foi satisfatoriamente esclarecido